PCHs e UHEs viram “anacrônicas” a frente de Térmica de biomassa movida a bagaço e palha

Não tudo é perdido! O Brasil tem milhões de alternativas para gerar energia limpa respeitando os rios e o rico patrimônio ambiental, histórico e arqueológico em todo seu território. O aproveitamento da energia eólica e as térmica de biomassa movidas a bagaço e palha de cana-de-açúcar já são realidade. Uma térmica pode gerar bem mais energia que 3 PCHs. O avanço tecnologico da razão a todos os que estão na luta para dizer não ao estrago que uma PCHs ou UHE faz. Seria “crime ambiental” injustificável continuar a barrar rios e destruir a Mata Atlantica e outro bioma hoje que temos muitas outras alternativas para gerar energia limpa.

Vejam materia seguinte:

AL ganha primeira térmica de palha e bagaço de cana

Andréia Moreno, da redação

O maior estado produtor de cana do Nordeste, Alagoas, vai ganhar ainda este ano a primeira térmica de biomassa, movida a bagaço e palha de cana-de-açúcar. Com capacidade instalada de 53MW, o projeto está sendo construído nas terras planas de Teotônio Vilela. Cerca de 59% do empreendimento de R$ 125 milhões, está concluído e deve ser inaugurado em setembro próximo. Segundo especialistas que estudam o aproveitamento da palha no campo, a geração por tonelada de cana processada sobe de 80 kWh para R$ 145 kWh quando se trata desse resíduo. 

José Romero Rego, diretor comercial da Areva Koblitz, empresa que está construindo a térmica em parceria com a BEN Bioenergia, explica que a empresa vendeu a energia elétrica deste projeto no Leilão de Reserva de 2008 e em troca do investimento na mecanização da colheita, vai operar a térmica por 20 anos e terá a disposição a palha e o bagaço gerados na usina. 

FONTE:  http://jornalcana.com.br/noticia/Jornal-Cana/47349+AL-ganha-primeira-termica-de-palha-e-bagaco-de-cana

Outro artigo: PCHs em crise http://riopardovivo.org/2011/10/pchs-em-crise/

Deixe um comentário