Congresso da Juventude reúne mais de 6 mil jovens em Teresópolis

“Jovens, não tenhais medo de ser santos”. Esta frase de São João Paulo II foi o tema do 26º Congresso da Juventude Católica da diocese de Petrópolis. O evento aconteceu no dia 18 de maio, no ginásio Pedrão, em Teresópolis (RJ), e reuniu mais de 6 mil pessoas. O bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão, frisou que foi uma grande graça celebrar a “maravilha que é a juventude”, e afirmou que a Igreja conta com os jovens para que sejam evangelizadores e levem Cristo a todos os lugares.

 O Congresso da Juventude contou com a presença de cerca de 200 lideranças jovens, representando as 44 paróquias da diocese, que se prepararam para o evento, em um pré-congresso para estudos e missão. Na ocasião, os jovens realizaram apresentações de dança, esportes, estudos, deram testemunho de como viver a fé em Cristo e participaram de uma competição de flash mob.

O momento central do Congresso foi a missa, presidida por dom Gregório Paixão e concelebrada por vários padres. Em sua homilia, o bispo destacou a frase dita por Jesus no Evangelho: “Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida”, lembrando que não adianta buscar a salvação que vem por Cristo, em outros lugares.

O bispo também ressaltou um trecho do Evangelho, quando Jesus, diante do pedido de Felipe para que mostre o Pai, afirma: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheceis?”. Segundo o bispo, ainda hoje, é possível que Cristo diga isso para pessoas que mostram não conhecer realmente Jesus quando tem uma vida desregrada, distante daquilo que Jesus ensina. “Nós estamos no meio de um congresso da juventude e eu gostaria de dizer a você: querido jovem, seja ousado, corajoso, destemido. Falo de uma ousadia que constrói que abre o coração para a busca da verdade”, disse.