Etiópia: crianças missionárias evangelizam com a primeira Bíblia em língua Oromo

Partiram de Kofale, região Arsi da Etiópia, os primeiros “pequenos missionários” prontos para evangelizar em Gode, um pequeno povoado distante 15 km de estradas de terra. Com seus cadernos, nos quais estavam representadas as cenas mais marcantes da primeira Bíblia para crianças em língua Oromo, antes de partir eles participaram da missa celebrada pelo padre Bernard Coccia, missionário capuchinho pároco de Kofale.

O padre é coadjuvado pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Cristo presentes na mesma comunidade. A equipe ajudou as crianças missionárias a dar seus primeiros passos com o Evangelho em suas mãos para entregá-lo aos seus conterrâneos de Gode, alguns dos quais ainda analfabetos.
“Uma ocasião para ensinar as crianças de Gode a ler através de desenhos para colorir e charges animadas, uma experiência em que as crianças de Kofale se sentiram protagonistas no anúncio da Palavra do Senhor”, disse à Agência Fides Irmã Offale, responsável por toda a animação. “As nossas crianças de Kofale se comprometeram há mais um ano a se preparar para este seu “mandato missionário”.

Elas trabalharam comigo e padre Bernardo para o sucesso do evento. Nesta terra predominantemente muçulmana, e especialmente nestas pobres aldeias, onde tudo é muito complicado, educação, alimentação e sobrevivência diária, a solidariedade não falta. E esse evento foi a demonstração mais emocionante, por meio do qual um pequeno grupo de “apóstolos” manifestou a presença do Senhor e uma fé sem limites em Seu amor, envolvendo outras crianças”, concluiu a religiosa.

Kofale é uma antiga cidade de maioria muçulmana da região Arsi, situada a 2600 metros do nível do mar, a 265 km de Addis Abeba. A presença de uma pequena comunidade católica teve início na metade dos anos 1990 por obra do missionário padre Gianfranco Mangoli.

Fontes: Agência Fides