Saudação pela nomeação do padre Fernando Barbosa dos Santos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda o novo bispo da prelazia de Tefé (AM), padre Fernando Barbosa dos Santos, nomeado hoje, dia 14, pelo papa Francisco. A nota é assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Ulrich Steiner, que expressa o desejo da CNBB de que “a vida e a missão como pastor da Igreja particular de Tefé seja revestida do espírito de ‘Cristo Evangelizador dos Pobres’”, conforme o lema da Congregação da Missão à qual o presbítero pertence.

Confira a saudação na íntegra:

Saudação ao Padre Fernando Barbosa dos Santos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB saúda, com alegria, o Reverendo Padre Fernando Barbosa dos Santos, CM, nomeado hoje, 14 de maio, pelo Papa Francisco, bispo da Prelazia de Tefé, no Amazonas. A diocese está vacante desde a transferência de dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, para a arquidiocese de Manaus.

Padre Fernando é natural de Sertânia (PE). Atualmente, é pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza, no Ceará. Como membro da Congregação da Missão, CM, foi ordenado presbítero em 1996. Seus estudos teológicos foram concluídos no Instituto Regional de Pastoral, em Belém do Pará. Na mesma cidade, foi diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.

A CNBB acolhe Padre Fernando como novo membro e roga a Deus para que seu ministério episcopal seja fecundo e paternal. Possa realizar na Amazônia o apelo feito pelo Papa Francisco: “ao respeito e à salvaguarda de toda a criação que Deus confiou ao homem, não para que a explorasse rudemente, mas para que tornasse ela um jardim” (discurso ao episcopado brasileiro, em julho de 2013).

A vida e a missão como pastor da Igreja particular de Tefé seja revestida do espírito de “Cristo Evangelizador dos Pobres”.

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB