Feliz Dia das Mães: “Obrigado a ti, mulher-mãe”

Feliz Dia das MãesAs palavras de São João Paulo II continuam ecoando nos corações da humanidade, em especial de cada mulher e mãe. O papa, em suas audiências, catequeses, cartas e encíclicas, costumava ressaltar o valor da mulher, sua missão e vocação no mundo. Neste 4º domingo da Páscoa, 11 de maio, é celebrado o “Dia das Mães”. É oportuno recordar os pensamentos deste novo santo, sobre a maternidade.

Em 1995, por ocasião da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, o papa João Paulo II, em saudação aos participantes, disse que a Igreja une-se na defesa da dignidade, do papel e dos direitos das mulheres, à luz da Palavra de Deus. O santo fez questão de agradecer a cada mulher, nas diferentes vocações, seja como esposa, religiosa, consagrada, profissional. Às mães, ele carinhosamente agradeceu pelo dom da maternidade e resposta ao chamado de Deus, na vocação de ser mãe.

Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida”.

O valor sagrado da mulher também é destacado na Carta Apostólica “Dignidade da Mulher”, escrita por São João Paulo II, por ocasião do Ano Mariano, em 1988. Em sua reflexão, o papa fala da comunhão entre Deus e a mulher, desde a criação do mundo.

“Todas as vezes que a maternidade da mulher se repete na história humana sobre a terra, permanece sempre em relação com a Aliança que Deus estabeleceu com o gênero humano, mediante a maternidade da Mãe de Deus”, disse o santo.

Ser mãe: um dom

O papa Francisco, em Audiência Geral na Praça de São Pedro, na quarta-feira, 7, convidou as mães a pedir a Deus o dom de poder aconselhar seus filhos nas dificuldades, sempre no amor. O papa tem abordado em sua catequese os Dons do Espírito Santo.

Ele recordou que, assim como Nossa Senhora, cada mãe tem o dom de aconselhar seus filhos. “Vocês, mães, que têm este dom, peçam-no para os seus filhos. O dom de aconselhar os filhos é um dom de Deus”, disse o papa Francisco.

Neste dia especial, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB (CPVF) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) desejam a todas as mães, muita luz e proteção, com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida.

Leia na íntegra a Carta de São João Paulo II às mulheres.