Retiro dos bispos tem como pregador o italiano dom Bruno Forte

Foto: Rádio VaticanoCom o tema “Caminhando na Fé”, o arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália) e secretário especial da 3ª  Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dom Bruno Forte, será o pregador do retiro dos bispos reunidos em Aparecida (SP), na 52ª  Assembleia Geral. O retiro terá início hoje, 3, às 16 horas, e se encerrará no domingo, às 12h30.

Dom Bruno é natural de Nápoles, na Itália. Foi nomeado arcebispo metropolitano de Chieti no dia 26 de junho de 2004, sendo consagrado pelo cardeal Joseph Ratzinger. Em 14 de outubro do ano passado, foi nomeado secretário especial para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos.

É doutor em Teologia pela Faculdade Teológica de Napoli-Capodimonte e doutor em Filosofia pela Universidade de Nápoles. É autor de numerosas publicações teológicas, filosóficas e de espiritualidade.

Foi professor de Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional, da qual foi decano por três mandatos – na sessão Santo Tomás de Aquino. Presidiu essa mesma faculdade por três anos.

Também foi primeiro relator do Congresso da Igreja Italiana em Loreto (1985) e da Assembleia das Igrejas europeias em Erfut (1988).

É membro ordinário da Pontifícia Academia de Teologia, membro da Comissão Teológica Internacional por dois quinquênios; membro da Pontifícia Academia Mariana Internacional, do Pontifício Conselho para a Cultura e consultor do Pontifício Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos.

Presidiu a comissão preparatória ao documento “Memória e Reconciliação”, que acompanhou o pedido de Perdão do Papa João Paulo II no Jubileu do ano 2000.