Editorial Boletim da Prelazia de Tefè “É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1)

Flying Butterfly

“É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Lembrando mais uma vez do lema e do Hino da campanha da fraternidade deste ano 2014, queremos declarar Jesus como libertador. Definitiva e eternamente o Deus da vida é Deus da liberdade. Isso Ele nos mostra em Jesus Cristo, na doação de Si na cruz, para libertar os oprimidos.

Por isso não podemos ficar insensíveis ao drama daqueles que são aprisionados pelo tráfico humano, e tornados objetos, nas mãos de quem se deixou aprisionar pelo pecado da idolatria do lucro e dos prazeres. Sobre isso nos alerta o Papa Francisco: Deus pergunta: “Onde estás Adão?…”e pergunta a Caim: “Onde está o teu irmão?”. Essa pergunta se dirige hoje a nós, “onde está o teu irmão?”, “ Quem chorou por ele”. E se afirma: “És responsável pelo sangue do teu irmão”.  Denuncia-se assim a cultura da indiferença, do egoísmo e da busca unicamente pelo bem estar próprio.

Neste sentido queremos agradecer as pessoas, os jovens e adultos envolvidos com o tema da campanha da fraternidade deste ano em nossa Prelazia. Que Deus lhes dê forças,  não permita que se perca a sensibilidade em relação a tudo o que envolve o tema ”fraternidade e tráfico humano”. Vivenciando a semana Santa com a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, queremos contemplar o sentido definitivo da libertação trazida por Cristo a nós, da parte do Pai. Libertação de todo tipo de opressão, mas também libertação de nosso egoísmo e indiferença.

E como Cristo fez isso? Nos mostra São Paulo na carta aos filipenses. “Embora fosse de divina condição, Cristo Jesus não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário,  esvaziou-se de sua glória, fazendo-se semelhante a um escravo…” E aqui entra nossa gratidão ao padre Antônio Farias CSSp, recém-retornado à nossa Prelazia, o qual desenvolveu este tema no nosso retiro quaresmal, no dia 12 de abril. Que esse mesmo Cristo exaltado por Deus Pai, pela ressurreição habite nossos corações. Aproveitamos para desejar a todos que experimentem a libertação trazida pela cruz e ressurreição!

FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA DO SENHOR!

Frei Carlos Alves de Oliveira OFM Conv..