VIA-SACRA PRESIDIDA POR SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO (1-VII ESTAÇÃO)

SEXTA-FEIRA SANTA Roma, 18 de Abril de 2014

«ROSTO DE CRISTO, ROSTO DO HOMEM»

MEDITAÇÕES preparadas por Sua Excelência Reverendíssima D. Giancarlo Maria Bregantini Arcebispo de Campobasso-Boiano

INTRODUÇÃO

Adoramus te, Christe

Schola cantorum:

Adoramus te, Chiste, et benedicimus tibi,
quia per sanctam crucem tuam redemisti mundum.
Domine, miserere nobis.

Santo Padre:

V/. In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti.
R/.
 Amen.

Leitor:

«Aquele que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade, para vós crerdes também. É que isto aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: Não se lhe quebrará nenhum osso. E também outro passo da Escritura diz: Hão-de olhar para aquele que trespassaram» (Jo 19, 35-37).

Amável Jesus,
subistes ao Gólgota sem hesitar, obrigação de amor,
e deixastes-Vos crucificar sem lamento.
Humilde Filho de Maria,
tomastes o peso da nossa noite
para nos mostrar com quanta luz
queríeis dilatar-nos o coração.
Nas vossas dores, está a nossa redenção,
nas vossas lágrimas se desenha «a Hora»
da revelação do Amor gratuito de Deus.
Sete vezes perdoados,
nos vossos últimos suspiros de Homem entre os homens,
a todos nos levais de volta ao coração do Pai,
para nos indicar, nas vossas últimas palavras,
o caminho da redenção para toda a nossa dor.
Vós, o Todo Encarnado, aniquilais-Vos na Cruz,
compreendido apenas por Aquela, a Mãe,
que fielmente «estava» ao pé daquele patíbulo.
A vossa sede é fonte de esperança sempre acesa,
mão estendida mesmo para o malfeitor arrependido,
que hoje, graças a Vós, doce Jesus, entra no paraíso.
A todos nós, Senhor Jesus Crucificado,
concedei a vossa infinita Misericórdia,
perfume de Betânia sobre o mundo,
gemido de vida para a humanidade.
E no fim, abandonados nas mãos do vosso Pai,
abri-nos a porta da Vida que não morre. Amen.

 

I ESTAÇÃO

Jesus condenado à morte
O dedo em riste que acusa

V/.   Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
R/.
   Quia per sanctam Crucem tuam redemisti mundum.

Do Evangelho segundo São Lucas 23, 21-25

«De novo Pilatos dirigiu-lhes a palavra, querendo libertar Jesus. Mas eles gritavam: “Crucifica-O! Crucifica-O!” Pilatos disse-lhes pela terceira vez: “Que mal fez Ele, então? Nada encontrei n’Ele que mereça a morte. Por isso, vou libertá-Lo, depois de O castigar”. Mas eles insistiam em altos brados, pedindo que fosse crucificado, e os seus clamores aumentavam de violência. Então, Pilatos decidiu que se fizesse o que eles pediam. Libertou o que fora preso por sedição e homicídio, e entregou-lhes Jesus para o que eles queriam».

Um Pilatos amedrontado que não procura a verdade, o dedo em riste que acusa e o clamor crescente da multidão enfurecida são os primeiros passos do morrer de Jesus. Inocente, como um cordeiro, cujo sangue salva o seu povo. Aquele Jesus que passou pelo meio de nós, curando e abençoando, agora é condenado à pena capital. Nenhuma palavra de agradecimento da multidão, que, em vez d’Ele, escolhe Barrabás. Para Pilatos, torna-se um caso embaraçoso. Abandona-O à multidão e lava as mãos, todo apegado ao seu poder. Entrega-O, para ser crucificado. Não quer mais saber d’Ele para nada. Para ele, o caso está encerrado.

A condenação apressada de Jesus reúne assim as acusações fáceis, os juízos superficiais entre o povo, as insinuações e os preconceitos que fecham o coração e se tornam cultura racista, de exclusão e de descarte, juntamente com as cartas anónimas e as calúnias horríveis. Acusados, imediatamente são atirados para a primeira página; declarados inocentes, acaba-se na última!

E nós? Saberemos ter uma consciência recta e responsável, transparente, que nunca volte as costas ao inocente, mas se posicione, com coragem, em defesa dos fracos, resistindo à injustiça e defendendo em todo o lado  a verdade violada?

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ORAÇÃO

Senhor Jesus,
há mãos que dão apoio
e há mãos que assinam sentenças injustas.
Fazei que, sustentados pela vossa graça, não descartemos ninguém.
Defendei-nos das calúnias e da mentira.
Ajudai-nos a procurar sempre a verdade
e a estar da parte dos fracos,
capazes de acompanhar o seu caminho.
E dai a vossa luz a quem deve, por missão, julgar em tribunal,
para que pronuncie sempre sentenças justas e verdadeiras. Amen.

Todos:

Pater noster, qui es in cælis:
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum;
fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.
Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;
et dimitte nobis debita nostra,
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.

Stabat Mater dolorosa
iuxta crucem lacrimosa,
dum pendebat Filius.

 

II ESTAÇÃO

Jesus é carregado com a Cruz
O madeiro pesado da crise

V/.   Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
R/.
   Quia per sanctam Crucem tuam redemisti mundum.

Da primeira Carta de São Pedro 2, 24-25

«Subindo ao madeiro, Jesus levou os nossos pecados no seu corpo, para que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas feridas, fostes curados. Na verdade, éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao Pastor e Guarda das vossas almas».

Aquele madeiro da cruz pesa, porque nele Jesus leva os pecados de todos nós. Cambaleia sob aquele peso, grande demais para um homem só (Jo 19, 17).

Nele está também o peso de todas as injustiças que produziram a crise económica, com as suas graves consequências sociais: precariedade, desemprego, demissões, dinheiro que governa em vez de servir, especulação financeira, suicídios de empresários, corrupção e usura, juntamente com empresas que deixam os países.

Esta é a cruz pesada do mundo do trabalho, a injustiça colocada sobre os ombros dos trabalhadores. Jesus toma-a sobre os seus ombros e ensina-nos a viver, não mais na injustiça, mas capazes, com sua ajuda, de criar pontes de solidariedade e esperança, para não sermos ovelhas errantes nem extraviadas nesta crise.

Portanto voltemos para Cristo, Pastor e Guarda das nossas almas. Lutemos juntos pelo trabalho na reciprocidade, vencendo o medo e o isolamento, recuperando a estima pela política e procurando juntos a saída para os problemas.

Então, a cruz tornar-se-á mais leve, se levada com Jesus e sustentada conjuntamente por todos, porque «pelas suas feridas – transformadas em frestas – fomos curados» (cf. 1 Ped 2, 24).

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ORAÇÃO

Senhor Jesus,
a nossa noite é cada vez mais densa!
A pobreza assume o aspecto da miséria.
Não temos pão para dar aos filhos e as nossas redes estão vazias.
Incerto, o nosso futuro. Provede ao trabalho que falta.
Suscitai em nós o ardor pela justiça,
para que a vida que levamos não seja feita de rastos,
mas vivida em dignidade! Amen.

Todos:

Pater noster, qui es in cælis:
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum;
fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.
Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;
et dimitte nobis debita nostra,
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.

Cuius animam gementem,
contristatam et dolentem
pertransivit gladius.

 

III ESTAÇÃO

Jesus cai pela primeira vez
A fragilidade que nos abre ao acolhimento

V/.   Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
R/.
   Quia per sanctam Crucem tuam redemisti mundum.

Do Livro do profeta Isaías 53, 4-5

«Ele tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores. Nós o reputávamos como um leproso, ferido por Deus e humilhado. Mas foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele».

É um Jesus frágil, humaníssimo, Aquele que contemplamos, maravilhados, nesta estação de grande sofrimento. Precisamente esta sua queda, no pó, revela-nos ainda mais o seu amor imenso. É empurrado pela multidão, atordoado pelos gritos dos soldados, sofre a ardência das chagas da flagelação, cheio de amargura interior pela imensa ingratidão humana. E cai. Cai por terra.

Mas nesta queda, cedendo ao peso e à fadiga, uma vez mais Jesus faz-Se Mestre de vida. Ensina-nos a aceitar as nossas fragilidades, a não desanimar com os nossos fracassos, a reconhecer com lealdade as nossas limitações: «Querer o bem – diz São Paulo – está ao meu alcance, mas realizá-lo, isso não» (Rm 7, 18).

Com esta força interior, que Lhe vem do Pai, Jesus ajuda-nos a acolher também as fragilidades dos outros; a não encarniçar-nos contra quem está caído, a não ficar indiferente perante os que caem. E dá-nos a força para não fechar a porta a quem bate às nossas casas, pedindo asilo, dignidade e pátria. Cientes da nossa fragilidade, acolheremos no nosso meio a fragilidade dos imigrantes, para que encontrem apoio e esperança.

De facto, é na água suja da bacia do Cenáculo, isto é, na nossa fraqueza que se reflecte o verdadeiro rosto do nosso Deus! Por isso, «todo o espírito que confessa Jesus Cristo que veio em carne mortal é de Deus» (1 Jo 4, 2).

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ORAÇÃO

Senhor Jesus,
que Vos fizestes humilde para resgatar as nossas fragilidades,
tornai-nos capazes de entrar em verdadeira comunhão
com os nossos irmãos mais pobres.
Arrancai-nos do coração toda a raiz de medo e de cómoda indiferença,
que nos impede de Vos reconhecer nos imigrantes,
para testemunhar que a vossa é uma Igreja sem fronteiras,
verdadeira mãe de todos! Amen.

Todos:

Pater noster, qui es in cælis:
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum;
fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.
Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;
et dimitte nobis debita nostra,
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.

O quam tristis et afflicta
fuit illa benedicta
Mater Unigeniti!

IV ESTAÇÃO

Jesus encontra a Mãe
As lágrimas solidárias

V/.   Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
R/.
   Quia per sanctam Crucem tuam redemisti mundum.

Do Evangelho de São Lucas e da Carta de São Paulo aos Romanos

«Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma» (Lc 2, 34-35). «Chorai com os que choram. Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros» (Rm 12, 15-16).

Carregado de emoção e de lágrimas pungentes é este encontro de Jesus com sua Mãe, Maria. Exprime-se nele a força invencível do amor materno, que supera todo o obstáculo e sabe abrir qualquer estrada. Mas ainda mais vivo é o olhar solidário de Maria, que se solidariza e dá força ao Filho. Assim o nosso coração enche-se de maravilha, ao contemplar a grandeza de Maria precisamente no facto de, sendo Ela criatura, se fazer o «próximo» do seu Deus e Senhor.

Nas lágrimas d’Ela, reúnem-se todas as lágrimas de cada mãe pelos seus filhos distantes, pelos jovens condenados à morte, trucidados ou enviados para a guerra, especialmente as crianças-soldado. Aqui ouvimos o lamento desolador das mães pelos seus filhos, que morrem por causa dos tumores produzidos pela incineração dos resíduos tóxicos.

Lágrimas amarguíssimas! Partilha solidária da angústia dos filhos! Mães de vigia na noite, com as lâmpadas acesas, temendo pelos jovens vítimas da precariedade ou engolidos pela droga e pelo álcool, especialmente nas noites de sábado.

Ao redor de Maria, nunca seremos um povo órfão! Também a nós, como a São Juan Diego, Maria oferece a carícia da sua consolação materna e diz-nos: «Não se perturbe o teu coração. (…) Não estou aqui eu, que sou tua Mãe?» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 286).

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ORAÇÃO

Ave, minha Mãe,
dai-me a vossa santa bênção.
Abençoai-me a mim e toda a minha casa.
Dignai-Vos oferecer a Deus tudo o que hoje tenho de fazer e sofrer,
em união com os méritos vossos e do vosso santíssimo Filho.
Eu Vos ofereço e dedico tudo o que sou e tenho ao vosso serviço,
colocando-me completamente sob o vosso manto.
Alcançai-me, ó Senhora minha, pureza de mente e de corpo
e fazei que, neste dia,
nada faça que possa desagradar a Deus.
Vo-lo peço pela vossa Imaculada Conceição
e pela vossa ilibada virgindade. Amen.
(São Gaspar Bertoni).

Todos:

Pater noster, qui es in cælis:
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum;
fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.
Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;
et dimitte nobis debita nostra,
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.

Quæ mærebat et dolebat
pia Mater, dum videbat
Nati pœnas incliti.

 

V ESTAÇÃO

Simão de Cirene ajuda Jesus a levar a Cruz
A mão amiga que levanta

V/.   Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
R/.
   Quia per sanctam Crucem tuam redemisti mundum.

Do Evangelho segundo São Marcos15, 21

«Para Lhe levar a cruz, requisitaram um homem que passava por ali ao regressar dos campos, um tal Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo».

Simão de Cirene passa por acaso. Mas torna-se um encontro decisivo na sua vida. Voltava dos campos. Homem de fadiga e de vigor. Por isso, foi forçado a levar a cruz de Jesus, condenado a uma morte infame (cf. Fil 2, 8).

Mas, aquele encontro transformar-se-á, de casual, num decisivo e vital seguimento atrás de Jesus, carregando dia a dia a sua cruz, renegando-se a si mesmo (cf. Mt 16, 24-25). Com efeito, Simão é recordado por Marcos como o pai de dois cristãos conhecidos na comunidade de Roma: Alexandre e Rufo. Um pai que, de certeza, imprimiu no coração dos filhos a força da cruz de Jesus. É que a vida, se a guardas demasiado para ti, torna-se bafienta e árida. Mas, se a ofereces, floresce tornando-se espiga de trigo para ti e para toda a comunidade.

Aqui está a verdadeira cura do nosso egoísmo, sempre à espreita. A relação com os outros cura-nos e gera uma fraternidade mística, contemplativa, que sabe ver a grandeza sagrada do próximo, que sabe descobrir Deus em cada ser humano, que sabe suportar as moléstias da existência, agarrando-se ao amor de Deus. Só abrindo o coração ao amor divino, sou impelido a procurar a felicidade dos outros nos variados gestos de voluntariado: uma noite no hospital, um empréstimo sem juros, uma lágrima enxugada em família, a gratuidade sincera, o compromisso clarividente do bem comum, a partilha do pão e do trabalho, vencendo toda e qualquer forma de ciúmes e de inveja.

É o próprio Jesus que no-lo recorda: «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 40).

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ORAÇÃO

Senhor Jesus,
no amigo Cireneu vibra o coração da vossa Igreja,
que se fez tecto de amor para quantos têm sede de Vós.
A ajuda fraterna é a chave para cruzarmos, juntos, a porta da Vida.
Não permitais que o nosso egoísmo nos faça passar ao largo,
mas ajudai-nos a derramar o óleo da consolação nas feridas alheias,
para nos tornarmos companheiros de estrada leais,
sem fugas e sem nunca nos cansarmos de optar pela fraternidade. Amen.

Todos:

Pater noster, qui es in cælis:
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum;
fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.
Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;
et dimitte nobis debita nostra,
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.

Quis est homo qui non fleret,
Matrem Christi si videret
in tanto supplicio?

 

VI ESTAÇÃO

A Verónica limpa o rosto de Jesus
A ternura feminina

V/.Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.

R/. Quia per sanctam Crucem tuam redemisti mundum.

Do Livro dos Salmos Sal 27, 8-9

«O meu coração murmura por Ti, os meus olhos Te procuram; é a tua face que eu procuro, Senhor. Não desvies de mim o teu rosto, nem afastes, com ira, o teu servo. Tu és o meu amparo: não me rejeites nem abandones, ó Deus, meu Salvador».

Jesus lá se vai arrastando com dificuldade, ofegante. Mas a luz no seu rosto permanece intacta. Não há ofensa que possa sobrepor-se à sua beleza. Os escarros não a obscureceram. As bofetadas não conseguiram apagá-la. Aquele rosto apresenta-se como uma sarça ardente, que quanto mais é ultrajado tanto mais consegue emanar uma luz de salvação. Caem lágrimas silenciosas dos olhos do Mestre. Carrega o peso do abandono. E no entanto Jesus avança, não pára, não volta para trás. Enfrenta a opressão. Perturba-O a crueldade, mas Ele sabe que o seu morrer não será em vão.

Então, Jesus pára diante de uma mulher que vem ao seu encontro, sem qualquer hesitação. É a Verónica, verdadeira imagem feminina da ternura.

Aqui o Senhor encarna a nossa necessidade de amorosa gratuidade, de nos sentirmos amados e protegidos por gestos de carinho e cuidado. As carícias desta criatura ficam banhadas pelo sangue precioso de Jesus e parecem cancelar os actos de profanação que Ele recebeu naquelas horas de tortura. A Verónica consegue tocar o doce Jesus, roçar a sua candura. Não só para aliviar, mas também para participar no seu sofrimento. Em Jesus, reconhece todo o próximo que deve consolar com um toque de ternura, querendo chegar aos gemidos de dor de quantos, hoje, não recebem assistência nem calor de compaixão. E morrem de solidão.

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ORAÇÃO

Senhor Jesus,
como pesa o afastamento de quem julgávamos
estar ao nosso lado nos dias da desolação!
Mas, Vós, envolvei-nos com aquele pano
que traz impresso o vosso sangue precioso,
derramado ao longo do caminho do abandono,
que, também Vós, sofrestes injustamente.
Sem Vós, não temos
nem podemos dar qualquer alívio. Amen.

Todos:

Pater noster, qui es in cælis:
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum;
fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.
Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;
et dimitte nobis debita nostra,
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.

Quis non posset contristari,
Christi Matrem contemplari
dolentem cum Filio?

 

VII ESTAÇÃO

Jesus cai pela segunda vez
A angústia da prisão e da tortura

V/.   Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.

R/.   Quia per sanctam Crucem tuam redemisti mundum.

Do Livro dos Salmos Sal 117, 11.12-13.18

«Rodearam-me (…). Cercaram-me como um enxame de vespas, a sua fúria crepitava como fogo entre espinhos, mas eu aniquilei-os em nome do Senhor. Empurraram-me com violência para eu cair, mas o Senhor veio em meu auxílio. (…) O Senhor castigou-me com dureza, mas não me deixou morrer».

Em Jesus cumprem-se verdadeiramente as antigas profecias do Servo humilde e obediente, que toma sobre os seus ombros toda a nossa história de sofrimento. E assim Jesus, empurrado para a frente à força, cai sob a fadiga e a opressão, rodeado, circundado pela violência, já sem forças. Cada vez mais só, sempre mais nas trevas. Dilacerado na carne, debilitado nos ossos.

N’Ele reconhecemos a amarga experiência dos encarcerados de cada prisão, com todas as suas desumanas contradições. Rodeados e cercados, «empurrados violentamente para cair». Hoje, a prisão continua a ser demasiado distante, esquecida, repudiada pela sociedade civil. Existem as absurdidades da burocracia, a lentidão da justiça. Dupla pena é ainda a superlotação: é um sofrimento agravado, uma opressão injusta, que consome a carne e os ossos. Alguns – demasiados! – não conseguem resistir… E mesmo quando um irmão nosso sai, ainda o consideramos um «ex-preso», fechando-lhe deste modo as portas do resgate social e laboral.

Mais grave, porém, é a prática da tortura, infelizmente ainda espalhada em várias partes da terra e sob variadas formas. Tal como sucedeu com Jesus: também Ele açoitado, humilhado pela soldadesca, torturado com a coroa de espinhos, flagelado cruelmente.

Hoje, à vista desta queda, como sentimos verdadeiras as palavras de Jesus: «Estive na prisão e fostes ter comigo» (Mt 25, 36). Em cada prisão, junto de cada torturado, está sempre Ele, o Cristo sofredor, preso e torturado. Quando provados, mesmo duramente, é Ele o nosso auxílio, para não se apoderar de nós o pavor. Só juntos nos levantamos, acompanhados por válidos agentes sociais, apoiados pela mão fraterna dos voluntários e erguidos por uma sociedade civil que faz suas as inúmeras injustiças dentro dos muros de uma prisão.

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ORAÇÃO

Senhor Jesus,
uma comoção sem fim se apodera de mim
ao ver-Vos caído no chão por mim.
Nenhum mérito tenho, só uma multidão de pecados, incoerências, fragilidades.
Por resposta, um grande Amor de predilecção!
Expulsos da sociedade, mortos pelo julgamento,
Vós nos abençoastes para sempre.
Felizes de nós, se hoje estamos contigo, aqui no chão, resgatados
/ da condenação.
Concedei-nos que não fujamos das nossas responsabilidades,
dai-nos a graça de habitar na vossa humilhação, a salvo de qualquer pretensão
/ de omnipotência
para renascer para uma vida nova como criaturas feitas para o Céu. Amen.

Todos:

Pater noster, qui es in cælis:
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum;
fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.
Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;
et dimitte nobis debita nostra,
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.

Pro peccatis suæ gentis
vidit Iesum in tormentis,
et flagellis subditum.

Fonte vatican.va