4º Encontro Nacional dos COMIDIs terá como tema “O leigo e a Missão”

Por Assessoria de Imprensa
14 / Abr / 2014 15:58

O Leigo e a Missão: a alegria do Evangelho e a paixão pela missão. Este será o tema de estudo do 4º Encontro Nacional de Formação, orientação e planejamento para coordenadores de Conselhos Missionários Regionais, Diocesanos e Paroquiais, os “Comires”, “Comidis” e “Comipas”. O evento, promovido pelo Conselho Missionário Nacional (Comina), será realizado em Brasília entre os dias 19 a 23 de maio no Centro Cultural Missionário (CCM).

O presidente do Comina, dom Sérgio Arthur Braschi, explica a importância do encontro. “Trata-se de uma semana de orientação, planejamento e formação para Conselhos Missionários Regionais, Diocesanos e Paroquiais. Seu objetivo é fortalecer a articulação dos organismos missionários, bem como fornecer instrumentos básicos para que a animação missionária aconteça em maneira eficaz em todas as dioceses e paróquias do país”.

A edição deste ano possui um diferencial, como explica o Secretário Executivo do CCM Pe. Estêvão Raschietti: “no contato com a realidade em que atuamos, sentimos a necessidade de aprofundar mais a questão dos leigos na missão. Por isso, a edição deste ano será em parceria com a Comissão Episcopal para o Laicato”.

O impulso dado pela exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco é uma ocasião única para refletir sobre a conversão missionária da Igreja. Por isso, o Pe. Estêvão lembra que é fundamental a participação dos coordenadores dos Conselhos Missionários ao encontro nacional de formação: “eles são os principais articuladores da animação missionária de suas comunidades: é muito importante que procuramos, como diz o Papa Francisco, ‘os meios necessários para avançar no caminho de conversão pastoral e missionária (EG 25)”.

Participam do 4º Encontro coordenadores e membros dos Comires, Comidis e Comipas de todo o país, e também representantes de congregações, organismo e instituições missionárias. Para fazer a inscrição e obter outras informações, clique aqui.

A seguir, o cronograma previsto para o encontro:

  1. Segunda, 19 de maio, às 19h00: acolhida e abertura.
  2. Terça, 20 de maio: Os confins do mundo no meio de nós. O olhar dos discípulos missionários sobre a realidade da Igreja e do mundo de hoje – Assessores das Comissões Episcopais Missionárias da CNBB.
  3. Quarta, 21 de maio: todO povo de deus anuncia o evangelho. O papel do leigo na ação missionária hoje – Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos, assessor da Comissão Episcopal para o Laicato.
  4. Quinta, 22 de maio: a alegria Do Evangelho e paixão pela missão. Conselhos Missionários a serviço da animação missionária – Centro Cultural Missionário e Pontifícias Obras Missionárias.
  5. Sexta, 23 de maio, até 12h00: Elementos para um planejamento das atividades dos COMIREs, COMIDI e COMIPAs – Conselho Missionário Nacional.