Dioceses do Brasil realizam, neste domingo, as Jornadas da Juventude

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é celebrada hoje, 13 de abril, Domingo de Ramos, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). Milhares de jovens estão engajados nas atividades propostas pelas dioceses e comunidades eclesiais presentes na Igreja no Brasil, motivados pela Pastora Juvenil da CNBB.

 No Brasil, a Jornada Diocesana da Juventude está inserida dentro das atividades da Campanha da Fraternidade, buscando ser realizada em sintonia com as reflexões apresentadas pela CNBB. A CF 2014 traz como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

De acordo com o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, as jornadas são momentos de vivência e evangelização da juventude. “A Igreja do Brasil quer estimular nossas dioceses a promoverem a vida da juventude, conduzindo os jovens a uma real experiência de fé e estimulando-os a irem ao encontro da juventude que se encontra afastada ou distante das comunidades eclesiais”, destacou dom Eduardo.

Subsídio

Com o objetivo de auxiliar as dioceses e as comunidades na realização das Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ), foi produzido subsídio pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e pela coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (PJN), disponível para download.

O subsídio traz sugestões metodológicas para encontros de preparação dos grupos, como a realização de Vigília Eucarística, roteiro de encontro, leitura orante da Bíblia, momento mariano, cine debate, caminhada celebrativa, entre outros.