A RADIOGRAFIA DO GENOCÍDIO – Guarani Kaiowá

A RADIOGRAFIA DO GENOCÍDIO – Guarani Kaiowá

Por Tereza Amaral com Flávio Bittencourt e Gian Marco Longato (Força e Coragem)

Fonte: BRASIL DE FATO*

A liderança Guarani-Ládio Veron fez graves denúncias de violações de direitos humanos contra o seu povo durante debate realizado na USP, no último dia 7.
E criticou duramente o projeto desenvolvimentista do governo Dilma com estradas, hidrelétricas, fazendas e usinas, estas últimas passam com o modelo ‘tratorista’ que vem sendo combatido no Mato Grosso do Sul com a Resistência.
Trata-se da retomada dos territórios indígenas. “A terra que a gente tá pedindo é sagrada, aonde viveram e estão enterrados os nossos ancestrais. A gente não tá pedindo o MS inteiro, a gente tá pedindo aquela terra que é nossa”.

Violações

Em apenas oito anos (2003 a 2012) 285 lideranças foram assassinadas nas TIs Amambai, Caarapó, Yvy Katu e Aldeia Limão Verde naquele estado.

A TI Dourados registra o maior índice de violência contra a pessoa fora da Amazônia Legal (Dados ISA). No período de 2010 a 2014 foram contabilizados 65 casos, tendo sido 22 homicídios, 15 tentativas de homicídios, seis de violência sexual e 14 agressões físicas.

Racismo

O chefe indígena disse que o preconceito no município de Dourados chega ao ponto de interferir nas tradições. Não se pode andar de cocar, com grafismo facial e nem mesmo com simples adereços como colares. E o que é pior: proibida a entrada em restaurantes onde há plaquetas arredondadas com letreiro ‘proibida a entrada de indígenas’.

Crime contra liderança em Hospital

A ofensiva é ainda maior contra as lideranças. O cacique afirmou não ser seguro sequer ir ao hospital quando adoece. E exemplificou Adélio, da aldeia Pyelito Kue, no qual “aplicaram injeção porque ele tava com febre, mas não era injeção, era veneno”.

Leia mais

http://ladioveron.simplesite.com.br/

Assine a petição que promove o encontro entre o Cacique Ládio Veron e o Papa Francisco, para que o pedido de socorro dos Kaiowás ganhe proporções internacionais.

https://secure.avaaz.org/po/petition/Ao_Papa_Francisco_Encontro_dos_Humildes_Santo_Padre_receba_o_nosso_cacique/edit/