Recife: Cátedra Chiara Lubich

Fomentar os estudos e pesquisas em torno das temáticas relacionadas à fraternidade e ao humanismo, a partir do pensamento de Chiara Lubich. Esse será o principal objetivo da Cátedra Chiara Lubich, inaugurada na manhã desta terça-feira (25) na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), que promove a iniciativa em parceria com a Faculdade Asces/Caruaru.

Foi inaugurada ontem na Universidade Católica de Recife, nordeste brasileiro, a “Cátedra Chiara Lubich – de fraternidade e humanismo”. Este novo espaço acadêmico de estudo e pesquisa é promovido pela Unicap, em conjunto com a  Faculdade Asces de Caruaru.

Na aula magna, completamente lotada, o jesuíta Pe. Pedro Rubens, reitor da Unicap,ressaltou que a “fraternidade não é um valor romântico ou puramente religioso, mas um apelo à inteligência; é um projeto concreto que assume o risco da história” de um país, oBrasil, “marcado por graves desigualdades e, ao mesmo tempo , país emergente que ocupa uma posição estratégica no mundo”.

Esta tomada de consciência está abrindo espaço para tornar-se cultura. O Prof. Paolo Muniz, diretor da faculdade Acces evidenciou que “o estudo e o aprofundamento da fraternidade está atraindo cada vez mais o interesse de pesquisadores das mais variadas disciplinas”. E continuou:“Uma pesquisa que atualmente as duas universidades dirigem ao pensamento e à obra de ChiaraLubich que, além de ser uma líder espiritual, é também inspiradora de luzes novas que iluminam os diversos campos do conhecimento humano”.

A Presidente dos Focolares  – Maria Voce –presente no Brasil nestes dias, ao apresentar a visão de Chiara sobre o homem, profundamente enraizada na Escritura, penetrou na dinâmica do Amor em Deus Trindade, com seu reflexo na vida do homem e do cosmo, chamado a ser Amor-em-relação. Ela recordou que “nós somos se formos o outro”, que significa “vazio de si”, “doação sem medidas”. Para que a imagem de Deus-comunhão impressa em nós não seja deturpada.

A partir desta visão, emerge “um novo estilo de vida capaz de tornar-se um terreno fecundo, sobre o qual pode germinar um autêntico humanismo, uma fraternidade concreta”.

Para aprofundar:

Discurso de Maria Voce na UNICAP, Recife

Universidade Católica de Recife, a “Cadeira de Chiara Lubich e fraternidade umanesimo” – Radio Vaticana

Universidades lançam Cátedra sobre fraternidade e humanismo – Cidade Nova

Unicap cria a catedra Chiara Lubich de fraternidade e humanismo – Rede Globo

http://www.catedrachiaralubich.org/

Siga a viagem no Notícias:  Mariápolis Jornal