Maria Voce (Emmaus), Presidente do Movimento dos Focolares chega ao Brasil

site03

Maria Voce (Emmaus), Presidente do Movimento dos Focolares, chegou na noite do dia 22 de março, ao aeroporto de Recife (PE), primeira etapa de uma viagem que a levará do Norte ao Sul do Brasil. Será uma viagem muito intensa, que durará 30 dias.

Foi uma grande alegria e emoção recebê-la toda colorida de nordestino. Uma alegria com profundas motivações: chega a Recife a primeira Presidente do Movimento depois de Chiara. A primeira visita da Presidente, Chiara, fundadora, foi 50 anos atrás.

A expectativa é enorme, não só para os brasileiros, mas também para Emmaus:

“Antes de mais nada, vim aqui para agradecer a Deus pelas belas coisas que Ele fez aqui no Brasil. E para agradecer a vocês que contribuíram com Deus. Depois espero… aquilo que Deus quer.. não sei”. [Assista ao vídeo da entrevista

É uma gratidão que também Chiara nutria dentro de si, especialmente por aqueles, que por primeiro em Recife responderam ao anúncio do Ideal da unidade.

Chiara definiu essa cidade como a “Belém do Movimento no Brasil”. Foi aqui que chegaram, em 1958, três dos primeiros que seguiram Chiara, que empreenderam esta primeira viagem para além do oceano.

Foi aqui, em l959, que nasceram os primeiros centros do Movimento, com Marco Tecilla, o primeiro focolarino, e Ginetta Calliari, de quem está sendo estudada a causa de beatificação.

O pedido veio do bispo de Recife João Batista Costa: “Este é um ideal para os tempos em que vivemos…”. E proferiu palavras proféticas: “O que está nascendo em Recife, mais cedo ou mais tarde nascerá também em outros lugares do Brasil”. E foi o que aconteceu. Providencialmente este nascimento coincide com um fato histórico: foi justamente no Nordeste que começou a história do Brasil.

A programação de Maria Voce no Brasil, que veio junto com o co-presidente Giancarlo Faletti, tem início na terça feira, dia 25 de março, com um evento cultural de grande atualidade: a inauguração da “Cátedra Chiara Lubich”. Será a abertura de um novo itinerário de pesquisa e estudo sobre “Fraternidade e Humanismo”, inspirados no pensamento e na vida de Chiara Lubich. Maria Voce falará sobre isso no evento aberto ao público, que será conduzido por professores e pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e da Faculdade ASCES de Caruaru, as duas instituições que instituíram a cátedra. A abertura será às 9h, com a presença do reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens, e do diretor-geral da ASCES, Prof. Paulo Muniz.

Acompanhe a cobertura da vinda de Emmaus ao Brasil pela página dos Focolares no Facebook: https://www.facebook.com/focolare.org.pt

 

 

 

site04site03site02site01site06

Notícias relacionadas

Anúncios