XXII Dia dos Missionários Mártires terá como tema ‘Martyria’

2014-03-21 Rádio Vaticana

Roma (RV) – Em 24 de março de 1980 era assassinado o Arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Romero. Por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias italianas, desde 1993 são recordados, em todo 24 de março, os missionários assassinados em todo o mundo. A iniciativa espalhou-se para outros países, sendo realizada em datas e circunstâncias diferentes por muitas dioceses e institutos religiosos, para recordar seus próprios missionários e todos aqueles que deram seu sangue pelo Evangelho.
O tema escolhido para este XXII Dia de Oração e Jejum em memória dos missionários mártires é “Martyria”, que quer dizer testemunho, a “conditio sine qua non para ser verdadeiramente discípulo de Jesus”, como explica o subsídio publicado pela ‘Missio’ para a animação da ocasião.
Em 2013 foram assassinados 23 agentes pastorais: 20 sacerdotes, 1 religiosa, 2 leigos. “Recordar os missionários que de diversos modos pagaram com a vida o seu generosos serviço aos irmãos – escreveu Pe. Michele Autuoro, Diretor Nacional da Missio – não deve tornar-se para nós um álibi, não podemos limitarmo-nos com a celebração de seus nomes…Não! Temos a missão de recolher o estilo, a indiscutível seriedade e dedicação que motivou-os a não temer as eventuais ameaças e riscos….estes nossos amigos mexem conosco para que a nossa vida de discípulos do Mestre Jesus continue a proclamar o Evangelho que liberta, que restitui a dignidade a muitos irmãos e irmãs atingidos por injustiças de outros irmãos e irmãs”.
No subsídio preparado para a ocasião, foram recolhidas propostas para a animação: o texto de uma Vigília pelos Missionários Mártires e uma Via Sacra com os textos do Papa João XXIII e Papa João Paulo II, que serão canonizados em 24 de abril.
As ofertas recolhidas neste dia contribuirão para a realização de dois projetos missionários: uma escola para 100 estudantes na Tanzânia e a reconstrução da Igreja de Narail, em Bangladesh. (JE)

Anúncios