Secretários gerais pedem a construção da paz nos países latino-americanos

Os secretários gerais das conferências episcopais da América Latina e Caribe reuniram-se, de 12 a 14 de março, em Bogotá, Colômbia, para participar de um encontro convocado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o subsecretário adjunto geral, padre Antônio Silva da Paixão.

Na ocasião, os secretários saudaram o papa Francisco que completou um ano de pontificado. “Santo Padre, alegres ao celebrar o primeiro aniversário de sua eleição como bispo de Roma e sucessor de São Pedro, fazemos-lhe chegar nossas felicitações, nosso amor e nossa fidelidade”, disseram.

Ao final do evento, os secretários divulgaram mensagem na qual afirmam “renovar o compromisso de ser uma Igreja fiel ao Evangelho para valorizar e defender a vida, dom de Deus, sobretudo dos mais vulneráveis e indefesos da sociedade”.

No texto, manifestam preocupação com a situação dos países latino-americanos e caribenhos, principalmente no que se refere ao crescimento da corrupção, aos níveis de pobreza persistentes, à desigualdade social entre ricos e pobres e à situação da violência. “É alarmante o crescimento dos homicídios nas grandes cidades, que nos colocam nos primeiros lugares em âmbito mundial, segundo as estatísticas de diferentes organismos internacionais”, ressaltaram.

Os secretários fazem um chamado às autoridades para que “trabalhem responsavelmente para dar soluções efetivas diante da pobreza e da miséria, para terminar com as ondas de violência e para construir a paz e o bem-estar social pelo caminho do diálogo e do respeito à dignidade da pessoa humana”.

Anúncios