Ecos da Primeira Conferencia Regional de Economia Solidária

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

A realização da Cores no Teatro Trianon em Campos na segunda-feira, 17 de março, deixa um legado e uma esperança muito forte para todos os que acreditam numa economia de cooperação, de rosto humano, geradora de partilha e inclusão. O testemunho da Irmã Lourdes Dil, coordenadora do Projeto Esperança da cidade de Santa Maria- RS, capital do Associativismo, mostra as claras que a Economia Popular Solidária é a única capaz de alavancar a promoção integral dos pobres, bem como a sua emancipação social.

 

Diante de uma economia que absolutiza o mercado, que gera exclusão a nível mundial, reproduzindo a pior etapa do capitalismo selvagem, investir numa visão cooperativa transformadora, auto gestionária e democrática é construir o futuro, apostando num desenvolvimento integral, solidário e sustentável.

Mais, a Economia Solidária sem diminuir a sua rentabilidade e produtividade, fortalece as redes locais de produção e consumo, dando trabalho e ocupação para as comunidades, evitando o inchaço urbano e a favelização. A cooperação e a comunhão dos bens da Economia Solidária faz surgir o homem novo, integrado e integrador, protagonista da civilização do trabalho, da partilha e do amor social.

No entanto é importante advertir e assinalar que não se pode instrumentalizar ou desfigurar a Economia Solidária, maquiando ou confundindo terceirizações apressadas, com o autêntico cooperativismo de Rochdale, e da Doutrina Social da Igreja. É hora dos povos especialmente os oprimidos e marginalizados abraçar esta bandeira profundamente humana e fraterna, respeitadora e reverente para com a criação, já que promove a simplicidade, o consumo justo, equitativo e responsável dos bens da terra, impedindo sua exploração predatória. Que esta primeira Conferencia Regional da Economia Solidária abra caminhos novos, reconciliando a produção, a comercialização e o consumo gerando uma sociedade justa, participativa e convergente. Deus seja louvado!

Anúncios