Expressões do laicato brasileiro reúnem-se em Mariápolis

Com o foco voltado para movimentos, associações e serviços eclesiais do laicato do Brasil, a Comissão para o Laicato da CNBB (Setor Leigos) e o Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB) realizaram reunião, em Mariápolis (SP), nos dias 8 e 9 de março, da qual participaram os dirigentes de 25 expressões laicais brasileiras.

“Representantes de norte a sul do país estavam presentes nesta reunião, onde refletimos a identidade dos movimentos, com destaque para o Estudo 104”, explicou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen.

Na oportunidade, por meio de trabalhos em grupo, os movimentos representados trocaram experiências. “Merece destaque o novo vigor que surge, uma nova esperança, uma luz. Percebemos a grande unidade. Os presentes pareciam um só. Cada um no seu carisma, na sua identidade, mas falando de uma só igreja”, afirmou dom Severino.

A reforma política esteve na pauta da reunião. Os representantes assumiram o compromisso de participar da coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a Reforma Política. “Houve vários depoimentos que ressaltaram a grande importância, e o momento oportuno, da Reforma Política, revelando a comunhão dos movimentos e associações, com a Igreja do Brasil”, disse.

De acordo com a presidente do CNLB, Marilza Schuina, o principal compromisso formalizado durante a reunião foi a integração dos movimentos ao CNLB. “É um processo de articulação que a Comissão para o Laicato vem fazendo há alguns anos, o diferencial agora é que esses movimentos foram inseridos no CNLB”, explicou a presidente.

Com a mudança, os dirigentes dos movimentos que se articulavam de forma independente, a partir de 2015, se reunirão durante o 6º Encontro Nacional promovido pelo CNLB.

http://www.cnbb.org.br/comissoes-episcopais-1/laicato/setor-leigos/13832-expressoes-do-laicato-brasileiro-reunem-se-em-mariapolis

Anúncios