Jogo Cidade dos Direitos

Imagine uma cidade que respeite efetivamente todos os direitos da criança e do adolescente. Imaginou? Então, aproveite para conhecer o jogo Cidade dos Direitos, que simula uma cidade projetada a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Divirta-se e aprenda o ECA brincando!

http://bit.ly/1iFRYsj

Jogo da Construção – Uma educação para todos – Dicas

Você viu como é importante que na construção de uma escola, ou de um edifício qualquer, sejam levadas em conta as necessidades dos alunos com deficiência.

O jogo mostrou que já no acesso à escola, para atravessar a rua, um estudante com deficiência visual precisa ouvir o semáforo abrir e fechar. Para os alunos cadeirantes, é necessário haver rampas de acesso e que as portas sejam largas, em todos os acessos da escola, inclusive nos banheiros.

As escolas também têm de garantir aos estudantes cegos placas de sinalização em braile e, aos deficientes auditivos, uma série de particularidades dentro de uma sala de aula: reserva de um lugar na primeira fila para facilitar a leitura labial, garantia do silêncio na classe, garantia da disponibilidade do professor e o apoio de todos para assessorar o aluno, além da disponibilização de profissionais habilitados na linguagem dos sinais.

Na sala de informática, a escola deve dispor de programas e softwares especiais, como teclados em braile, softwares de leitura para pessoas com deficiência visual, programa de voz para pessoas com deficiência motora e um software de linguagem de sinais para aqueles com deficiência auditiva.

Você também viu que a solidariedade dos coleguinhas da escola é muito importante para o aprendizado das pessoas com deficiência. Aprenda mais sobre o assunto com os textos escritos pela Rede SACI que estão no RISolidaria, clique aqui. Conheça e saiba como adquirir softwares que facilitam o manuseio do computador às pessoas com deficiência, clique aqui.