Santa Maria somos nós

DOM HÉLIO ADELAR RUBERT
ARCEBISPO DE SANTA MARIA (RS)

Neste sábado, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, Santa Maria, através de inúmeras entidades organizadas, promove o chamado “Dia do Acolhimento”. O evento acontecerá no espaçoso e acolhedor Parque da Medianeira das 14 horas até às 21 horas com shows, recreação e espaços culturais. Todos estão convidados.

O grande chamado é: “Santa Maria somos nós!” Por feliz coincidência será no parque ao lado do Santuário de Nossa Senhora Medianeira, a Mãe de Jesus e Padroeira do Rio Grande do Sul. O “Dia do Acolhimento” quer ser um chamado a todos os cidadãos santamarienses, bem como aos visitantes ou transeuntes a se darem as mãos e formarem uma corrente de ânimo, esperança, de fé, de perdão, de misericórdia, de ternura e caminharmos juntos para uma sociedade nova. Infelizmente, Santa Maria começou 2014 com inúmeros assassinatos, intrigas e problemas sociais.

Independentemente de raça, classe social, partido político, ou confissão religiosa, todos queremos nos ajudar, alegrar e criar novo ânimo. Santa Maria somos nós. Não podemos ficar no pessimismo, na depressão ou no desânimo. Santa Maria tem raça, tem, história de heroísmo. Tem em suas raízes e origens a vocação para o acolhimento. Santa Maria sempre foi grande, sempre sonhou grande, sempre cultivou os valores humanitários e cristãos. Santa Maria é o “Coração do Rio Grande”. Se o coração funciona bem, todo o corpo tem vida e saúde.

Santa Maria também tem um nome de fé: Santa Maria, a Mãe que nos gerou o Salvador. Temos sua proteção. A mãe, numa família que passa por um grande sofrimento ou tragédia, é aquela que não vacila, é aquela que jamais perde a esperança. Que esta promoção seja abençoada por Deus e traga seus frutos para Santa Maria e região!

Homenagem para Irmã Lourdes Dill
No Dia Internacional da Mulher, queremos também parabenizar a Ir. Lourdes Dill pelo Troféu “Mulher Cidadã 2014” na categoria profissionalização e geração de trabalho e renda para a mulher. O referido troféu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul visa homenagear as mulheres que se distinguiram nas suas respectivas áreas de atuação. A homenagem honrosa e merecida atribuída para Ir. Lourdes, é extensiva a toda equipe do Projeto Esperança/Cooesperança, pois é um trabalho solidário para a promoção humana solidária. Que as boas iniciativas sejam abençoadas e estimulem nossa cidade e nos levem para o otimismo e a fraternidade.

Oração da Campanha da Fraternidade 2014
Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal, vivamos como filhos vossos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor.

Amém!

Anúncios