Subregional Sul 1 de Botucatu realiza encontro de formação missionária

Aconteceu de 21 a 23 de fevereiro, na cidade de Piraju, diocese de Ourinhos/SP, Encontro de Formação Missionária do Sub Regional Sul 1, arquidiocese de Botucatu. O encontro foi assessorado pelo Pe. Pedro Facci – Missionário do PIME – e o tema abordado foi “Paróquias e a Missão Ad Gentes”. De uma forma dinâmica e com muita vivência, Padre Pedro discorreu sobre o tema levando os participantes a conscientização de que somos chamados a cumprir o mandato missionário que Jesus deixou a igreja – “Ide pelo mundo inteiro e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16,15. Abordando o antigo e o novo testamento e alguns documentos da igreja, de maneira especial a Carta Encíclica Repdemtoris Missio de João Paulo II e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, onde se fala dos imensos horizontes da missão ad gentes no mundo, fica a cada participante do encontro o compromisso:

“O Senhor Jesus enviou os Seus Apóstolos, a todas as pessoas, a todos os povos e a todos os lugares da terra. Nos Apóstolos, a Igreja recebeu uma missão universal, sem limites, referindo-se à salvação em toda a sua integridade, segundo aquela plenitude de vida que Cristo veio trazer (cf. Jo10, 10): ela foi « enviada para manifestar e comunicar a caridade de Deus a todos os homens e povos ». 

Esta missão é única, sendo a mesma a sua origem e fim; mas na sua dinâmica de realização, há diversas funções e atividades. Antes de tudo, está a ação missionária, denominada « missão ad gentes » pelo Decreto conciliar: trata-se de uma atividade primária e essencial da Igreja, jamais concluída. Com efeito, a Igreja « não pode eximir-se da missão permanente de levar o Evangelho a quantos — e são milhões e milhões de homens e mulheres — ainda não conhecem Cristo Redentor do homem. Esta é a tarefa mais especificamente missionária que Jesus confiou e continua quotidianamente a confiar à Sua Igreja »”. 

Almir

facci2

facci4

facci5

facci6