Multimistura, proporciona saúde para as famílias do sertão


Na comunidade da Lagoa do Pau Ferro, a 45km de Ouricuri-PE, vem se consolidando um exemplo de desenvolvimento comunitário. Cerca de 200 famílias participaram de um processo de desenvolvimento social onde a prioridade é a melhoria das condições de alimentação das famílias residentes nesse local e nos sítios vizinhos.

Em 2004 o CAATINGA iniciou um processo de acompanhamento na comunidade da Lagoa do Pau Ferro em Ouricuri, com base na agroecologia. Os moradores, juntamente com a Pastoral da Criança, Jovens Difusores e escola municipal, trabalharam as necessidades levantadas a partir de um diagnóstico inicial. Esse diagnóstico, realizado pela comunidade, apontou que a deficiência alimentar e a higiene seriam o foco de problemas relacionados às verminoses e as dificuldades de visão. “A comunidade procurou o apoio de parceiros para ver como é que se resolvia esse problema tão grave”, lembra José Aparecido (Cidinho), agricultor agroecológico, animador da comunidade, sócio da associação e professor da escola rural.

As ações deram início, com o processamento de uma mistura nutricional (multimistura) conseguida com ingredientes da própria comunidade (farinha de milho, sementes diversas, cascas e folhas desidratadas de plantas da caatinga. Segundo José Aparecido as famílias se envolveram no processo a partir de capacitações de convivência com o semi-árido e produção agroecológica de alimentos livres de agrotóxicos e com mais valor nutricional. Neste curso ensinava também como a comunidade poderia produzir e usar a massa, e o mais importante: conhecer o valor nutricional de cada ingrediente e o que isso significava para a manutenção e saúde da família. Esse foi o principal diferencial para garantir a continuidade.

A escola teve um papel fundamental na construção do conhecimento agroecológico, na produção fitoterápica (sabonetes, xaropes e tinturas) e no reaproveitamento de materiais considerados como lixo (ex. garrafas pet). As crianças são as multiplicadoras do seu aprendizado na comunidade e em sua própria casa. Em 2006, parte das famílias envolvidas continuam produzindo fitoterápicos e a multimistura para a comercialização no Empório Kaeteh. Outras famílias estão aderindo à idéia, e além da mudança de seus hábitos alimentares já é possível ver a melhoria de saúde nas crianças da Região.

José Aparecido Sítio Lagoa do Pau Ferro Ouricuri – Pernambuco

Anúncios