ENCONTRO INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES DE BASE

“Todos devemos ser romeiros, no campo e na cidade, levando a alegria do Evangelho a cada homem e a cada mulher” (Papa Francisco)

            Com essa mensagem encorajadora do Papa Francisco, iniciamos o 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que aconteceu nos dias 07 a 11 de janeiro com o lema “CEBs, Romeiras do Reino, no Campo e na Cidade”, na Diocese de Crato, na cidade de Juazeiro do Norte.

Éramos mais de cinco mil pessoas de todo o Brasil, da Prelazia de Tefé éramos 10  pessoas (Pe. Moisés de Carauari, Pe. Marcos, Pe. Valdemar, Diácono Francisco, Márcia Maria, Irmã Esperanza e Raimundo Pinheiro das Paróquias de Tefé, Maria Teresa da Missão, Francisca (Rufina) de Uarini e Sionei de Fonte Boa). Fomos acolhidos na Paróquia Nossa Senhora da Penha – Catedral da Diocese de Crato.

Na carta final do encontro dissemos que: “O Reino se fez presente no meio de nós. Seus sinais estão presentes na irmandade: oramos e refletimos, reavivamos à nossa frente rostos de mártires e profetas da caminhada, refletimos e debatemos, formamos a mesma fila para comer juntos a gostosa comida do Cariri, à mesma pia lavamos nossos pratos. Na circularidade do serviço, do canto, do testemunho reafirmamos o compromisso de ser CEBs: Romeiras do Reino, profetas da justiça que lutam pela vida, a serviço do bem-viver, sementes do Reino e da sua Justiça, comunidades profetas de esperança e da alegria do Evangelho.”

Realmente fizemos uma experiência de viver em comunidade, ressaltamos a acolhida das famílias daquela Igreja, que em muitos casos mudaram-se para casas de vizinhos, para que pudéssemos ser acolhidos em suas casas, realmente foi uma experiência de fraternidade, de partilha, de solidariedade, foi um retorno as fontes do verdadeiro sentido de viver em comunidade.

Ao final do encontro foi recomposta a equipe de Coordenação nacional ampliada das CEBs, ficando como representantes do nosso regional o Diácono Francisco, Frei Armando e  Nete.

Agora vamos nos preparar para nosso 5º Encontro das nossas comunidades que acontecerá em março do ano que vem em Carauari.     

 Diác. Francisco Andrade de Lima

Anúncios