Protesto em assembleia de acionistas questiona Siemens sobre Belo Monte e corrupção

Uma série de protestos e questionamentos sobre a participação da  Siemens em problemas ambientais e sociais, além de casos de corrupção no Brasil, deixou a diretoria da empresa em maus lençóis nesta terça, 28, durante a sua assembleia de acionistas, que aconteceu em Munique, na Alemanha.

Como parte de uma joint venture com as empresas Alstom (França) e Andritz (Austria) no  fornecimento das turbinas da usina de Belo Monte – o contrato de 500 milhões de euros foi firmado em 2011 -, a Siemens foi alvo de manifestantes logo pela manhã, quando os acionistas chegavam ao Olympiahalle, local do evento. Com faixas e banners contra a participação da empresa em Belo Monte e na hidrelétrica hondurenha de Agua Zarca, militantes de organizações alemãs, americanas, francesas e brasileiras denunciaram as irregularidades sociais e ambientais e a repressão militar nos dois projetos.

“Logo de cara, os acionistas receberam informações sobre a corresponsabilidade da Siemens nestes problemas. Vários demonstraram simpatia com a causa”, explicou o membro da organização alemã Gegenströmung, Christian Russau.

Membros da coalizão Acionistas Conscientes, que, por deterem ações da Siemens, puderam entrar na assembleia, também questionaram diretamente o CEO da empresa, Joe Kaeser, sobre os impactos em Belo Monte durante o evento. As principais denuncias foram apresentadas pela militante do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Monica Brito, e traduzidas por outro acionista. “A fala foi muito forte, e a Monica apresentou várias fotos dos terrores de Belo Monte. Bem no meio da apresentação, no entanto, a Siemens retirou a imagem da Monica e das fotos do telão. Foi um ato grosseiro de censura. Mas ao final uma senhora nos passou todos os seus votos – referentes a 78,4 mil euros – para que votássemos por ela contra a participação da Siemens na usina”, explicou Russau.

Monica Brito (Xingu Vivo) apresenta denuncias contra Belo Monte. Imagem foi tirada do telão

Diretor da ONG Amazon Watch, o acionista Christian Poirier questionou Kaeser sobre os critérios ambientais e sociais da Siemens e sobre os riscos jurídicos e legais que Belo Monte representa aos acionistas diante das dezenas de ações na Justiça contra a usina. “O CEO da Siemens me respondeu que a empresa está completamente compromissada com os direitos humanos, mas que estaria disposto a discutir a questão conosco. Vamos apresentar um dossiê sobre as violações e ver o que ele tem a dizer depois disso”, afirmou Poirier.

Corrupção
A participação da Siemens em casos de corrupção em São Paulo também foi levantada pelos acionistas. “Quando pedi explicações sobre isso, o Joe Kaeser demorou pra responder porque obackstaff dele teve que ligar para representantes da empresa em São Paulo.  Ele acabou dizendo que é ‘um assunto atual e muito importante, por isso quero dizer que é um processo em andamento. Ha a suspeita que alguém de Siemens pagou políticos. Não sei avaliar se há culpados, mas o Ministério Publico e a Policia Federal estão investigando’. Aí ele disse  que está cooperando com as investigações e tudo aconteceu antes de sua gestão”, contou Russau.

De acordo com Antonia Melo, coordenadora do Xingu Vivo, cuja participação na assembleia foi inviabilizada pela Policia Federal de São Paulo, que a impediu de embarcar para a Alemanha na última semana alegando problemas de passaporte,  os protestos cumpriram seu papel.  “Sabemos que não se extingue um contrato bilionário com denúncias em um dia. Mas para nós é importante que os acionistas saibam dos problemas em que a empresa está envolvida, que isso se torne público na Europa, que a imprensa europeia acompanhe e que se desmascare os falsos compromissos sociais e ambientais que estas empresas dizem que adotam. O que é certo é que a Siemens passou vergonha”.

Monica Brito (Xingu Vivo) apresenta denuncias contra Belo Monte. Imagem foi tirada do telão

http://www.xinguvivo.org.br/2014/01/28/protesto-em-assembleia-de-acionistas-questiona-siemens-sobre-belo-monte-e-corrupcao/

Anúncios