Papa nomeia dom Ilson como secretário do Colégio de Cardeais

O Vaticano informou, nesta terça-feira, 28, a nomeação feita pelo papa Francisco do bispo brasileiro, dom Ilson de Jesus Montanari, de 54 anos, como secretário do Colégio Cardinalício.

Atualmente, o Colégio Cardinalício é constituído por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles auxiliam o papa nas decisões mais importantes para a vida da Igreja e, havendo a necessidade, elegem um novo pontífice, em caso de morte ou renúncia.

Novo secretário

Natural de Sertãozinho (SP), dom Ilson é arcebispo titular de Capocilla, na Mauritânia, e ocupa o cargo de secretário da Congregação dos Bispos.

O novo secretário do Colégio Cardinalício é formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dom Ilson recebeu a ordenação presbiteral em 18 de agosto de 1989. Estudou Direito, Economia e Filosofia, em Ribeirão Preto (SP). Cursou Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma.  Em 2008 começou a trabalhar na Congregação para os Bispos e, em 13 de maio 2011, foi nomeado capelão.

Anúncios