Aprendendo com os brinquedistas

Recebemos do Setor de Joinville – Santa Catarina, depoimentos que brinquedistas fizeram ao terminar sua capacitação em julho deste ano e agradecemos muito à coordenadora por ter nos enviado. Esses depoimentos tê muito valor para melhorar nosso trabalho na ação Brinquedos e Brincadeiras. As brinquedistas destacaram pontos importantes em relação ao brincar das crianças. vemos também como gostaram da capacitação e como saíram apaixonadas pelo trabalho que vão fazer nas comunidades.

Lendo o que elas escreveram, pudemos verificar várias coisas como: a metodologia da capacitação está adequada, a capacitadora foi bem preparadas e portanto, o multiplicador que a preparou também está fazendo um bom trabalho. Sendo assim, o mais importante, é que o trabalho na comunidade, tem grande chance de ser bem feito. Então, temos o desafio de continuar a incentivar, acompanhar os brinquedistas em seu trabalho para que sua animação e comprometimento com o brincar continuem e aumentem.

E para isso temos a Formação Contínua que precisa ser feita com eles, líderes e equipes das comunidades, junto aos capacitadores, multiplicadores e coordenadores e também através do jornal e do site da Pastoral da Criança, do programa de rádio “Viva a Vida” entre outras ferramentas que temos na Pastoral da Criança.

Abaixo segue os depoimentos. As brinquedistas são dos Ramos São João Batista, Santa Luzia, São Domingos Sávio, São Paulo Apóstolo, Senhor Bom Jesus e São José Operário.

DEPOIMENTO DE LÍDERES E BRINQUEDISTAS

” Em abril e maio tive a oportunidade de fazer o curso de líder da Pastoral da Criança. Hoje tenho o privilégio de fazer o curso de brinquedista. Para mim é dar uma volta ao passado, no tempo de criança, quando nós não tínhamos brinquedos e fazíamos todas as brincadeiras de reciclado, mas não sabia na época o significado desta palavra. Eu morava no interior e lá nós construíamos os brinquedos, o pai e a mãe nos ensinavam, outros nós inventávamos, eram feitos de lata, tampa de lata, carrinho de madeira, pedra do rio, zorrinha, cascola de coqueiros, carretel de linha, dinheiro de folha de mato ou palha de milho, o faz de conta, o balanço de cipó, entre outras brincadeiras. Que beleza e riqueza de brinquedos e brincadeiras!
As cantigas, não lembrava mais, ou não sabia mais a melodia, meus afilhados pediam e pedem hoje para eu cantar e brincar, mas muitas delas não sabia nem lembrava mais. Hoje estou aprendendo novamente, vejo como era bom aquele tempo, como é importante resgatar essas brincadeiras e passar, para outras crianças e mães, através da Pastoral da Criança. Fico feliz em fazer parte desta obra, passar para outras gerações, brincadeiras saudáveis, vê-las felizes. Muitas delas não tem ou não sabem como brincar e nós podemos ser este canal, fazer das pequenas coisas, grandes momentos de Celebração da Vida. Ver uma criança sorrir é ver Jesus presente nela, fazer como ele falou! “Vinde a mim as criancinhas.”.
Colaboração: Marlete Coelho Beppler – líder e brinquedista da Pastoral da Criança. Ramo São João Batista/ Fátima – Joinville – SC

” O curso de brinquedista é importante para resgatar brincadeiras e atividades que já foram deixadas de lado por muitas famílias. É importante para a criança brincar e interagir com outras crianças. Gostei muito do curso porque fez com que eu soltasse mais esse lado, que preservo tanto, que é interagir com as pessoas, brincando e conversando. ”
Colaboração: Elizabeth Cabral – Ramo Santa Luzia – Paranaguamirim – Comunidade São Domingos de Gusmão

” Com o curso de brinquedistas conclui que brincar é se expressar, estimular e viver em família e em comunidade. Deveríamos nos dedicar mais ao futuro da nossa nação, proporcionando ambientes onde as crianças possam ser mais felizes e criativas, capazes de mostrar que as coisas mais simples são as responsáveis pelo grande crescimento da humanidade. Hoje tenho uma grande vontade de fazer a diferença, brincar e brincar e voltar a ser criança. Nos olhos de uma criança vejo a salvação do mundo. Deus cuide de nossas crianças.”
Colaboração: Jaqueline Apª dos Santos da Silva – Ramo: São Domingos Sávio – Jardim Paraíso

” O curso de brinquedista me trouxe grande conhecimento fez-me rever o valor da criança brincar. Na integração do brinquedista com a criança ela vai se socializando fazendo com que haja uma integração maior entre a criança e o brinquedista; e a criança vai se soltando, se socializando, aprendendo a dividir com seus amiguinhos os brinquedos, com isso se ela é tímida vai se soltando. As cantigas de roda e as danças também trazem grandes benefícios físicos para a criança no seu desenvolvimento motor. Nos rabiscos e desenhos ela expressa os seus  sentimentos, se está alegre, triste, etc. É no brincar que a criança desenvolve parte do seu físico, emocional e intelectual. ”
Colaboração: Maria Madalena Bousfield – Ramo: São Paulo Apóstolo

” No curso de brinquedista aprendemos a entender e valorizar as brincadeiras das crianças. Vimos como é importante para seu desenvolvimento, aprendizagem e comunicação. Coisas simples, mas que ficarão guardadas em cada criança com quem praticarmos essas ações. Porque além da alimentação, saúde e moradia, a brincadeira é a realização da felicidade.”
Colaboração: Fernanda Isadora – Ramo São Domingos Sávio

” O curso de brinquedistas foi importante para relembrar as brincadeiras da minha infância e também  ter feito novas amizades. Tive a oportunidade de entender a importância do brinquedista na Pastoral da Criança. É através das brincadeiras que as crianças passam a desenvolver o raciocínio, a se relacionar com outras crianças e a aprender a ter limites.”
Colaboração: Maria Apª Lopes Eugenio – Ramo Senhor Bom Jesus – Aventureiro

” Gostei muito do curso pois voltei a ser criança, a brincar de roda, cantar cantigas, etc. É bom reavivar a nossa memória, nossas lembranças e brincadeiras para passar para nossas crianças o que fazíamos quando tínhamos a idade delas.”
Colaboração: Denízia B. Brizola – Ramo São José Operário – Com. N. Sra. do Caravaggio –  Morro do Meio

” No curso de brinquedistas  foi possível relembrar os tempos de criança, das brincadeiras que fazíamos , além de trocar experiências com outras líderes e assim formar novas amizades.”
Colaboração: Luzia – Ramo: São Domingos Sávio – Jardim Paraíso

” No curso aprendi brincadeiras e cantigas de roda que posso ensinar às crianças da Pastoral da Criança, isto é muito bom pois pode tirar muitas crianças da rua. Não são somente as crianças que gostam de brincar, as pessoas adultas e também pessoas com idade mais avançada gostam de brincar e até esquecem dos problemas quando brincam. Através da brincadeira as crianças ensinam muito aos adultos.”
Colaboração:  Taize de Oliveira – Ramo: São Domingos Sávio – Jardim Paraíso

” Fazendo o curso de brinquedistas obtemos mais conhecimento sobre os brinquedos e as brincadeiras. Isto é muito importante para passarmos às crianças que estão na Pastoral da Criança. Através do brinquedo pode-se fazer a alegria de uma criança. Me sinto muito feliz em poder contribuir no desenvolvimento de crianças mais felizes e saudáveis. A brincadeira é importante para todos. ”
Colaboração: Iraci Ochner Beppler – Ramo São João Batista – Fátima

” O curso de brinquedistas transmite alegria, alegria é o que  a criança transmite e vive através da brincadeira. ”
Colaboração: Alana Crippa Secco – Comunidade N. Sra. Caravaggio – Morro do Meio

Seu setor e ramo também realizou capacitação de brinquedistas no último mês? Quer nos contar como foi? Envie um texto falando sobre a capacitação, com depoimentos dos brinquedistas e do capacitador e não esqueça de enviar fotos também. Ficaremos muito felizes em mostras a Ação Brinquedos e Brincadeiras no seu setor e ramo!

Anúncios