Comissão Teológica Internacional publica documento sobre teorias que vêem uma relação entre monoteísmo e violência

16/01/2014 | Rádio Vaticano

A Comissão Teológica Internacional divulgou hoje, através do site do Vaticano , um documento intitulado “Deus Trindade, unidade dos homens – o monoteísmo cristão contra a violência”.

Fruto de um estudo levado a cabo nos últimos cinco anos sobre diversos aspectos do discurso cristão acerca de Deus, o documento debruça-se de modo particular sobre as teorias, segundo as quais existe uma relação necessária entre o monoteísmo e a violência, de modo particular as guerras de religião, exigindo assim um esclarecimento teológico específico.

A discussão em torno desta suposta relação entre monoteísmo e violência – lê-se na parte introdutória do documento – “revelou numerosos motivos de incompreensão da doutrina religiosa, a ponto de obscurecer o autentico pensamento cristão do único Deus”.

Articulado em cinco capítulos, distribuídos por uma centena de páginas o documento, elaborado por uma subcomissão, foi debatido durante as sessões plenárias da Comissão entre 2009 e 2013. Foi aprovado pela mesma Comissão a 6 de Dezembro passado e seguidamente por D. Gherard Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé que é também Presidente da Comissão Teológica Internacional. Foi ele que autorizou a publicação.

Os cinco capítulos abordam cada um os seguintes temas: 1. Suspeitas acerca do monoteísmo; 2. A iniciativa de Deus no caminho de homens; 3. Deus para nos livrar da violência; 4. Fé perante a amplitude da razão; 5. Os filhos de Deus dispersos e reunidos.

Como dizíamos, podeis encontrar o documento no site do Vaticano em , no site da revista dos jesuítas italianos “La Civiltá Cattolica” em http://www.laciviltiacattolica.it, e uma síntese na nesta nossa página Web na secção documentos.
De salientar ainda que a revista “La Civiltà Cattólica” publicará o documento em italiano na sua edição semanal do próximo dia 18 deste mês.

Foto: D. Ludwig Gerhard Muller- Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

Fonte: pt.radiovaticana.va

Anúncios