Paz no Senhor no Ano da Graça de 2014!

+Edmilson Amador Caetano, O.Cist.   Bispo diocesano

Caríssimos irmãos e irmãs,

Paz no Senhor no Ano da Graça de 2014!

1.    O novo ano de 2014 inicia-se cheio de expectativas por dois grandes acontecimentos em nosso país: a Copa do Mundo e as Eleições. Não podemos ser contrários à valorização dos esportes, mas devemos ter discernimento necessário para que eles não se tornem uma alienação e muito menos uma exploração financeira. Quanto às eleições, acredito que temos muito para caminhar na direção de uma consciência política que se traduza em caridade e solidariedade. Nem sabemos bem quem serão os candidatos (as), mas desde já vale a antiga e sempre nova recomendação: ninguém venda o seu voto, ninguém se deixe corromper. Tenha coragem de denunciar os corruptos nas formas prescritas pelas leis, que já são uma grande conquista democrática. Espero que possamos repetir, como em 2012, um trabalho de conscientização política iluminada pela fé.

2.    Pastoralmente a Diocese de Barretos quer estar em sintonia com todos estes acontecimentos sociais, sempre à luz da Palavra de Deus. Um acontecimento pastoral importante para a Igreja em 2014 será o III Sínodo Extraordinário dos Bispos, no mês de outubro, que tratará da evangelização da família. Estarei pregando sobre a família numa catequese, que serve como pós-encontro, nas paróquias onde está presente o ECC. Estas catequeses (pós-encontro) acontecerão no mês de fevereiro. Até lá espero ter uma visão mais abrangente de como anda a evangelização da família na diocese, mediante o questionário enviado pela Secretaria do Sínodo que já foi repassado a todas as paróquias. Cada paroquiano, das paróquias onde acontece a caminhada do ECC, veja com seu pároco a data da catequese.

3.    Em 2014, o Setor Juventude deverá articular-se melhor para trabalhar a formação e acolhida na evangelização dos jovens. O PRODE deverá dar passos firmes no realizar a paróquia como comunidade de comunidades. Deixo claro que as comunidades territoriais, onde se encaixa a caminhada do PRODE, é um dos modos de comunidade que pode existir numa paróquia.  A propósito no dia 02 de fevereiro, domingo, das 08h30 às 11hno salão da Catedral quero estar reunido com os responsáveis paroquiais do PRODE para vermos juntos os projetos para 2014.

4.    A Campanha da Fraternidade de 2014 tratará de um tema delicado e que, talvez, passe despercebido para muitos: o tráfico humano.  As equipes paroquiais da Campanha da Fraternidade estão convocadas para receberem a formação da CF 2014, a partir das 08h, na sede dos Vicentinos, no dia 09 de fevereiro.

 

http://www.diocesedebarretos.com.br/palavra-do-pastor-35-Circular-01-14-de-Dom-Edmilson-Caetano—Bispo-da-Diocese-de-Barretos.htm

Anúncios