Natal de solidariedade na Cracolândia

São Paulo (RV) – O Largo Coração de Jesus, na Cracolândia, no Centro de São Paulo, foi palco de uma celebração dupla na tarde de quarta-feira, 25: católicos e batistas organizaram cerimônias para festejar o Natal e incentivar os moradores a abandonar as drogas.

Enquanto o Padre Júlio Lancellotti concelebrava missa com Padre João Pedro Carraro, da Missão Belém, voluntários da Missão Batista Cristolândia cantavam músicas religiosas e distribuíam panetones e sucos aos usuários de crack. Durante a celebração, o Largo, que é considerado o centro da Cracolândia e principal local de uso de drogas da região, viveu uma trégua e cachimbos de crack não foram acesos.

“A nossa ideia é aproveitar esse momento de corações abertos das pessoas para mostrar que ainda há esperança. Estamos de portas abertas para receber quem precisa de ajuda”, disse Soraia Machado, coordenadora do Ministério Cristolândia, ao jornal Estado de São Paulo.

Após a missa do Padre Júlio foi organizado um auto de Natal, com uma encenação e a montagem de um presépio vivo com a participação de dependentes químicos que circulavam no cruzamento da Alameda Dino Bueno com a Rua Helvétia.

“Não há soluções fáceis para problemas complexos. Não basta um caminhão jogar água na rua e um carro da polícia passar para permitir o fluxo”, criticou o Padre Júlio. Pouco antes, um caminhão havia jogado água nas ruas da região e viaturas da Polícia Militar circulavam pelas redondezas.

O Padre João Pedro Carraro contou que há oito anos trabalha no bairro, e em 2013 atendeu quatro mil pessoas: “São 15 a 20 pessoas por dia que vão para as nossas casas. Eu posso dizer que 70% se salvou, conseguiu sair da rua”, comemorou, segundo informações do jornal O Globo.

No fim da tarde, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, celebrou missa de Natal para moradores de rua do Arsenal da Esperança, numa casa de acolhida para adultos em situação de rua que atende atualmente 1,2 mil pessoas.

“Vim trazer alegria, palavras de esperança e encorajamento para essas pessoas que encontraram acolhimento aqui”, disse na chegada ao local. “Temos de encarar essa situação dos moradores de rua com seriedade. Precisamos de políticas públicas”, afirmou.
(CM)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/12/27/natal_de_solidariedade_na_cracol%C3%A2ndia/bra-759031
do site da Rádio Vaticano

Anúncios