CNBB – Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB emitiu hoje, 23, nota de pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira, bispo emérito de Osasco (SP). No texto, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, afirma que o bispo” foi pastor dedicado” e agradece pela vida e ministério de dom Francisco. Segue, na íntegra, a nota:

 

Brasília, 23 de dezembro de 2013

SG. Nº. 0837/13

 

 Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira

 

Feliz quem encontra em ti sua força e

decide no seu coração a santa viagem. Salmos 84, 6

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira, bispo emérito de Osasco (SP), aos 88 anos, ocorrido hoje, 23 de dezembro.

Natural de Rio Tinto – Porto, Portugal, dom Francisco foi ordenado presbítero em dezembro de 1952, em São Paulo (SP), e bispo, em janeiro de 1975.  Foi bispo auxiliar de São Paulo na região episcopal Osasco, de 1975 a 1989; e bispo de Osasco, de 1989 a 2002.

Seu lema episcopal é “In Virtute Dei” (Pela Força de Deus). Dom Francisco foi pastor dedicado, levando a todos a força de Deus que é Jesus Cristo.

A dom Ercílio Turco, bispo de Osasco, aos fiéis da Diocese, aos familiares e aos amigos de dom Francisco expressamos nossas condolências.

A morte faz surgir a tristeza, mas a certeza da vida nova em Cristo e a plenitude do Reino nos trazem a esperança e devolvem a alegria. Ao Pai agradecemos a vida e ministério de dom Francisco, pois “o Senhor o conduz à posse da herança, dos congregados, na luz!” (Col 1, 12).

 

 

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

Anúncios