Religiosa recebe prêmio por trabalho humanitário com mulheres da Amazônia Peruana

Trata-se da espanhola, Irmã María del Carmen Gomez Calleja, da Congregação das Irmãs de São José. Ela recebeu o prêmio Direitos Humanos 2013, no Peru.  As premiações acontecem por ocasião da Jornada Universal dos Direitos Humanos como forma de reconhecimento por aqueles que desenvolvem um árduo trabalho na defesa dos Direitos Humanos, no Peru.

Irmã Maria del Carmen trabalha  no Vicariato de San Francisco, Bagua , na floresta ao norte do Peru. De acordo com a Agência Fides  Irmã Maria del Carmen se recusou a assinar um relatório oficial mostrava as  irregularidades sobre o conflito social no Bagua , ela ainda continua a trabalhar para esclarecer os fatos e as responsabilidades políticas que deram origem ao conflito trágico apelidado de “Baguazo”, que matou cerca de trinta pessoas.

Há 45 anos a Congregação das Irmãs de São José acompanha os povos indígena da Amazônia Peruana, em Bagua, e desde então está empenhada na promoção das mulheres indígenas Awajun. Irmã Maria del Carmen trabalha há seis anos nesta região e acredita que sua experiencia faça parte desta bela história. “A mulher Awajun que apresenta características típicas da cultura do povo indígena amazônico, é hoje uma mulher instruída. As professoras do nosso centro educacional foram as primeiras estudantes neste lugar”, disse.

Fonte: CRB Nacional

Anúncios