Presépio de material reciclado

 Presépio, um costume de Natal

Com a proximidade do Natal, ruas, lojas e casas se iluminam e se enfeitam para celebrar o nascimento de Jesus. O presépio é um dos símbolos natalinos e que mais encanta as crianças, e os adultos também, pois faz a representação do nascimento de Jesus.

Conta a Bíblia que, depois de muito tempo procurando um lugar para passara a noite, José e Maria se abrigaram num “estábulo”, local onde os animais ficavam recolhidos durante a noite. Como havia chegado a hora de Jesus nascer, José fez uma cama com manjedoura (palha), para o menino pudesse ficar acolhido. Jesus nasceu e logo foi contemplado e adorado por Maria, José, os animais e os pastores, que avisados pelo anjo, vieram visitar o menino que acabara de nascer.

A devoção ao presépio serve para lembrar que Jesus  escolheu um ambiente pobre e simples para nascer. O ensinamento que se pode tirar desse fato é o valor da simplicidade, docilidade e fé. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, revela que o Natal é momento de juntar a família para contemplar e também fazer os presépios.

“O Natal ensina a lição da oferta e do desapego. É tempo de alegria e confraternização, festa que conclama todos para o exercício da caridade. O presépio mostra a humildade de Deus, indicando que ninguém é mais do que ninguém, pois todos são merecedores do gesto nobre e amoroso da encarnação do Verbo”, completa Dom Walmor.

Em várias culturas é costume montar o presépio quando se aproxima a época do Natal. A montagem do presépio é um momento que pode reunir toda a família. Os pais podem contar a história do nascimento de Jesus para seus filhos, utilizando os personagens. O que você acha de aproveitar esse momento e fazer seu presépio junto com as crianças? Abaixo mostramos algumas sugestões de presépios confeccionados com materiais reciclados como garrafa pet, rolos de papel e caixa de leite.

 

Modelos de presépios com material reciclado:

 

Rolo de papel higiênico: A Maria Dalila Rizzi, de Salta-SP, mandou o presépio que fez em sua comunidade:

01-presepio

 

Papelão e Juta: O Fabrício Almeida, de Campo Alegre, Alagoas, fez o presépio com papelão, saco de estopa (tecido de juta) palha, tnt, bolinhas de madeira, arame e papel maché para os animais.

02-presepio

 

Garrafa pet: O presépio da Jane Machado da Rosa, Cruz Alta – RS, é feito de garrafa pet, líquido colorido e biscuit – Saiba mais como aproveitar garrafas pet

03-presepio

 

Garrafa pet: Fonte: Amiguinhos de Deus

03 PresC3A9piodeGarrafaPet28129

 

Garrafa pet: Fonte: Publicar para Partilhar

04 2009 1216Presepio0005

 

Caixa de leite:  Fonte: Brinquedos de Papel

05 14012827 UzMqu

 

Rolo de papel higênico:  Fonte: Brinquedos de Papel

06 14012822 UUWng

 

Palito de sorvete:  Fonte: Brinquedos de Papel

07 14013049 5redz

 

Carretel: Fonte: Brinquedos de Papel

09 14012825 4HUyp

 

Caixa de fósforo: Fonte: Recicla e decora

11 P1150688

Anúncios