Jovens: Natal de acolhimento e de paz

20 Dezembro 2013
Fazer de cada cidade uma pequena Belém, capaz de acolher os solitários, os marginalizados, os sem-teto: é a iniciativa dos Jovens por um Mundo Unido neste Natal, nas cidades onde estão presentes.

O Natal em Belém da Judeia: «Uma ocasião única para coroar o ano encontrando-nos com osJovens por um Mundo Unido da Terra Santa, para um Natal de acolhimento e de paz», contam Maria Guaita, Andrew Camilleri e Claudia Barrero, da Secretaria internacional dos JMU.

O que significa, para vocês, passar o Natal na Terra Santa? «Recebemos este convite como uma proposta a ser levada a todos os JMU do mundo – conta Maria Guaita -. O Evangelho nos diz que Maria e José não encontraram lugar na hospedaria, que o Verbo veio entre o seu povo, mas os seus não o acolheram. Queremos acolhê-lo, especialmente em quem é solitário, marginalizado, nos pobres e sem-teto. Por isso queremos nos comprometer para que cada uma das nossas cidades torne-se uma pequena Belém que recebe o presépio, que oferece um berço para Jesus».

Como vocês se organizaram? «Propomos a todos os JMU um Natal de acolhimento e de paz– explica Andrew -. Todos os dias os meios de comunicação nos mostram imagens de violência, sofrimento e exclusão. Queremos responder a isso, começando do período natalino, com as mais variadas iniciativas de amor concreto para com os irmãos».

«Queremos envolver o maior número possível de pessoas – conclui Maria – também paróquias, instituições, outras associações e movimentos, segundo a fantasia e as possibilidades de cada um, com a convicção de que – como dizia Chiara Lubich – “nada é pequeno daquilo que é feito por amor”».

Fotos e breves vídeos das atividades poderão ser encontradas na página do Facebook dos JMU da Terra Santa: Youth for a United World – Holy Land

«Serão fragmentos de fraternidade – acrescenta Claudia – que falam por si mesmos e documentam uma etapa importante na realização do “Projeto Mundo Unido”, na caminhada rumo à unidade do mundo».

Para mais informações: Jovens por um Mundo Unido

Anúncios