Missa dos Oleos, das Promessas Sacerdotais e Retiro do Clero

Quarta-feira Santa,31 de Março, como é tradição na Diocese de Ourinhos, acontece na tarde a partir das

14:30hs O RETIRO DO CLERO

em preparação a Renovação das promessas Sacerdotais (Missa dos oleos) e ao Dia Eucaristico e Sacerdotal (Quinta-feira Santa). Retiro: Hora Media, uma meditação (proposta por Dom Salvador), uma partilha em grupos com plenaria, Liturgia Penitencial, uma janta e a CONCELEBRAçÃO EUCARISTICA NA CATEDRAL AS 19:30 hs.

MISSA CRISMAL:

Quarta-feira Santa na Catedral Bom Jesus – Ourinhos as 19:30hs

Além dos representantes das Comunidades paroquiais, Movimentos, Associações, são convidados os CRISMANDOS do ano, com efeito eles/elas vão ser ungidos/as com o Oleo Crisma consagrado nessa Celebração.

(Quinta-feira Santa) a Igreja celebra a Bênção dos Santos Óleos. Composto por óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo Diocesano para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. 

Esta missa é realizada em todas as igrejas catedrais, onde é presidida pelo bispo local, e concelebrada pelos demais sacerdotes. Os vasos contendo óleo de azeite de oliva é conduzido e apresentado diante do bispo , através de um diácono. Em seguida o bispo abençoa os óleos. Representantes de cada paróquia levarão um pouco para ser usado durante todo o ano, na administração dos sacramentos.

 

Nesta mesma missa todos os padres renovam as promessas sacerdotais.

São três os óleos abençoados nesta celebração:

1.    Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento do Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

2.    Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

3.    Óleo dos Enfermos: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido antigamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

 para aprofundar:

http://www.catolico.org.br/liturgia/fichaoleo.htm

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000420_chrism_po.html

http://www.gaudiumpress.org/view/show/3275-bento-xvi-faz-a-bencao-dos-oleos-durante-a-missa-crismal-da-quinta-feira-santa

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s