O ANO DA FÉ NA CIDADE DE OURINHOS


No dia 03 de agosto (sexta-feira) ,aconteceu na Paróquia São Pio X em Ourinhos, um encontro sobre as indicações pastorais para o Ano da Fé. Estiveram presentes 70 pessoas: coordenadores das diversas pastorais, movimentos e associações das paróquias e comunidades da cidade de Ourinhos; seminaristas; religiosas;além do Pe. Nelson e o Pe. Ademir.
O Ano da Fé foi promulgado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, através da Carta Apostólica “Porta Fidei”, anunciando que tal período tem início em 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, na solenidade de Cristo Rei.
O início do Ano a Fé coincide também com o vigésimo ano da promulgação do Catecismo da
Igreja Católica.
O Pe. Ademir Leme começou a reunião com uma oração e a proclamação da Palavra de Deus (Jo 6, 60-69), e teceu uma breve reflexão.
Posteriormente, aconteceu uma apresentação sobre o Ano da Fé, citando passagens da Carta Apostólica “Porta Fidei’. O Pe. Ademir também apresentou indicações pastorais à nível de diocese e à nível de paróquia, tais como:
1. a leitura e a reflexão da Carta Apostólica “Porta Fidei”;
2. divulgação e distribuição do Catecismo da Igreja Católica ou de outros subsídios adequados para as famílias;
3. estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II;
4. intensificar a celebração da fé na Liturgia, especialmente na Eucaristia;
5. promover semanas missionárias que ajudem os fiéis a redescobrirem a fé batismal (as SMP já é uma realidade na nossa diocese, além do ministério missionário que vamos iniciar o caminho);
6. Valorização da Palavra de Deus (na nossa diocese, já estamos organizando o Biênio Bíblico);
dentre tantas outras iniciativas e atividades sugeridas…
Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é o “encontro com um acontecimento, com uma Pessoa qua dá á vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”. Fundamentada no encontro com Jesus Cristo Ressuscitado, a fé poderá ser redescoberta na sua integridade e em todo o seu esplendor. “Também nos nossos dias a fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar” para que o Senhor “conceda a cada um de nós viver a beleza e a alegria de sermos cristãos”.
O Pe. Ademir disse que na nossa diocese, o senhor Bispo Dom Salvador Paruzzo, sugeriu primeiramente para a cidade de Ourinhos, uma Adoração Perpétua ao longo do Ano da Fé.
Foi constituída uma secretaria para a organização deste Ano da Fé em Ourinhos: Diác. Rafael; Pe. Ademir; Adriana (Comunidade Alfa e Omega); Ir. Delma; Ir. Maria Rosa; Rosana (secretária da Cúria). Será realizado um “rodízio” entre as paróquias e comunidades de Ourinhos, com 05 pessoas fixas para cada hora de Adoração.
O Pe. Ademir explicou como tudo vai acontecer e convocou os presentes a convidar pessoas para os momentos de Adoração. Os nomes deverão ser entregues até o dia 03 de setembro. A partir daí será elaborado um painel geral com as paróquias\ comunidades e os nomes daqueles que irão animar cada hora.
Um subsídio será confeccionado, e servirá de roteiro para a Adoração.
Foi dada a palavra aos participantes do encontro, que puderam tecer comentários e apresentar dúvidas e questionamentos.
Terminamos o frutuoso encontro com uma oração e a benção sacerdotal.

Pe. Ademir Leme